domingo, 15 de novembro de 2015

BEBIDAS QUE SUBSTITUEM O LEITE

BEBIDAS fáceis de fazer em casa com pouco trabalho e Baixo Custo, QUE SUBSTITUEM O LEITE

O problema que tenho constatado, é que os Bioquímicos da indústria alimentar, os criadores da Gastronomia e os cozinheiros profissionais não estudam nem estão preocupados com os problemas que as suas criações provocam no estômago, intestinos e fígado de quem come os alimentos que eles inventam e produzem.
Bons alimentos simples e baratos que pela minha experiência todos devíamos comer diariamente, são as sementes de linhaça trituradas em casa (2 colheres de sopa misturadas por exemplo num prato sopa de vegetais no momento em que vai ser saboreada) e os brócolos ou hortaliças verdes (pouco cozidas para não “matar” as vitaminas) pois estas, em percentagem, têm mais cálcio que o leite de vaca e não causam os problemas que o queijo e o leite de vaca provocam.

No que respeita a BEBIDAS QUE SUBSTITUEM O LEITE (leite é só o liquido que sai da mama de uma mulher ou de uma teta seja da vaca, duma ovelha ou doutro animal) com vantagens, é MUITO FÁCIL E BARATO faze-los em casa.

Fazer BEBIDA de Amêndoas sem pele, de caju ou de amendoim, é só escaldar 50gr de uma delas, coloca-las num liquidificador com água bem quente, triturar, coar, adoçar com mel, melaço de cana ou outro açúcar se achar necessário e beber. SEM CORANTES, NEM CONSERVANTES ou ADITIVOS.
Nota: Ter cuidado com a temperatura da água para não estragar o copo do liquidificador, principalmente se for de vidro que pode partir. Eu já parti um).

As BEBIDAS DE AVEIA, ARROZ, CEVADA, ESPELPA, KAMUT, CENTEIO QUINOA dão ou pouquito de mais trabalho:
1-Coloque a ferver um litro de água de boa qualidade. (que não seja da torneira).

2-Use uma pequena parte dessa água a ferver, para escaldar 2 colheres de sopa do cereal em grão de preferência Biológico.

3-Coloque o resto da água a ferver numa garrafa térmica de preferência em inox.
4-Escorra e coloque o cereal em grão dentro do termos, feche bem e deite o termos para o grão ter mais superfície para cozer e expandir mais facilmente. Ao fim de 3 ou 4 horas está cozido. (Se preparar há noite de manhã está pronto para o pequeno almoço).

5-Depois é só colocar no liquidificador, ou com a varinha mágica triturar, coar, adoçar se assim o desejar.
Obs 1: Quanto melhor for a qualidade da água e o cereal melhor será a bebida.
Obs 2: Se colocar mais cereal a bebida ficará mais grossa embora varie de cereal para cereal.
Obs 3: ATENÇÃO se decidir fazer bebida de Amaranto não o faça numa termos de vidro porque o Amaranto gruda nas paredes da termos.

Usando a mesma técnica pode cozer cereais para o pequeno-almoço. Só terá de colocar dentro garrafa uma maior quantidade de cereal para de manha ter um perfeito pequeno-almoço de ARROZ INTEGRAL (o arroz integral redondo da Provida e o Arroz integral carolino cozem muito bem por este método) ou de outro cereal que escolha.

Eu tenho sangue tipo A que aceita bem os cereais de acordo com o Livro e estudos da DIETA DO TIPO SANGUÍNEO do Dr. PETER D’ADAMO.

De acordo com a tabela macrobiótica que tem em conta a energia dos cereais, dos dias da semana e dos órgãos do nosso corpo eu uso: DOMINGO-Espelta ou KAMUT, SEGUNDA-Arroz integral, TERÇA-Cevada, QUARTA-Quinoa, QUINTA-Centeio, SEXTA-Aveia, SÁBADO-Amaranto ou milho alvo/Milet/Painço (são maus de cozer na termos pelo que muitas substituo por arroz integral comendo deste modo 2 vezes arroz por semana).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.